raios violeta - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

raios violeta - traduzione in russo

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA COM COMPRIMENTO DE ONDA MENOR DO QUE A LUZ VISÍVEL
Luz utravioleta; Ultravioleta; Radiações ultravioletas; Radiação ultra-violeta; Raios ultravioleta; Ultra-violeta; Raios ultravioletas; Raio ultravioleta; Raios ultra-violetas; UV; Luz ultravioleta; Ultravioletas; Raio ultra violeta; UVA; Radiação Ultravioleta; Radiação UV; Luzes ultravioletas
  • Arte com materiais fluorescentes. (Artista: Beo Beyond)

raios violeta      
фиолетовые лучи, ультрафиолетовые лучи
raios violeta      
фиолетовые лучи; ультрафиолетовые лучи
violeta de metilo         
Violeta cristal; Cristal violeta; Violeta de metilo
фиолетовый метиловый, метилвиолет

Definizione

ДИНЕСКУ
(Dinescu) Мирча (р. 1950), румынский поэт. Традиционные лирические темы и образы в сборнике "Хозяин мостов" (1976). Саркастическое неприятие общественных порядков Румынии 70-80-х гг., утверждение гуманистического принципа свободы личности в сборниках стихов "К вашим услугам" (1979), "Демократия природы" (1981), "Рембо-купец" (1985).

Wikipedia

Radiação ultravioleta

A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que (além do) violeta (do latim ultra), pelo fato de que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência.

A radiação UV pode ser subdividida em UV próximo (comprimento de onda de 380 até 200 nm - mais próximo da luz visível), UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm).

No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de luz negra ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida"). A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.

As faixas de radiação não são exatas. Como exemplo, o UVA começa em torno de 410 nm e termina em 315 nm. O UVB começa em 330 nm e termina em 270 nm aproximadamente. Os picos das faixas estão em suas médias.

Seu efeito bactericida a torna utilizável em dispositivos que mantêm a assepsia de certos estabelecimentos.

Outro uso é a aceleração da polimerização de certos compostos. Também é utilizada para apagar dados escritos em uma memória eletrônica EPROM.

Muitas substâncias, quando expostas à radiação UV, se comportam de modo diferente de quando expostas à luz visível, tornando-se fluorescentes. Este fenômeno se dá pela excitação dos elétrons nos átomos e moléculas dessa substância ao absorver a energia da luz invisível. Ao retornar a seus níveis normais (níveis de energia), o excesso de energia é reemitido sob a forma de luz visível.